sexta-feira, novembro 18, 2011

Blogueiro terá de se retratar à viúva de vítima

Dois dos três desembargadores da 9.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná votaram pela condenação do jornalista norte-americano Joe Sharkey, do The New York Times, em uma ação por danos morais julgada ontem, em Curitiba. Sharkey era passageiro do jatinho Legacy que colidiu com o voo 1907 da Gol, em um acidente que deixou 154 pessoas mortas em 2006.

O jornalista está sendo processado por Rosane Gutjahr, que perdeu o marido na tragédia. Sharkey é acusado de usar um blog para fazer críticas pe­­sa­­das ao povo brasileiro e por cul­­par as autoridades do país pela co­­lisão dos aviões. Ele não compareceu ao julgamento e nem apresentou defesa, mas no blog disse que as alegações contra ele são falsas.

Apesar dos dois a zero, a sentença final não foi anunciada ontem porque o desembargador José Augusto Gomes Ani­ceto pediu vistas para analisar melhor o processo, adiando pa­­ra dezembro o anúncio do seu voto. Votaram pela condenação os magistrados Sérgio Luiz Patitucci e Rosana Fachinn.

O advogado da autora do pro­­­­cesso, Dante D’Aquino, es­­clarece que, mesmo com o pedido de vistas, o resultado não de­­­­ve ser modificado porque já se tem a maioria dos votos. O jor­­­­na­­lista deve ser condenado a fa­­zer uma retratação pública ao povo brasileiro e a pagar uma indenização de R$ 50 mil, retroativo a janeiro de 2008, acrescido de juros e correção monetária. O dinheiro será doado à As­­sociação de Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba. “Essa condenação não é financeira, é moral. Isso nos acalenta um pouco”, disse Rosane.
Fonte: Gazeta dom povo 18/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário