terça-feira, novembro 08, 2011

Rua 24 Horas deve ser reinaugurada na sexta-feira

A reinauguração da Rua 24 Horas deverá ocorrer na manhã de sexta-feira (11). Segundo a prefeitura, uma cerimônia está marcada para iniciar por volta das 10 horas. Em outubro, uma data havia sido marcada para a reabertura do espaço, mas a administradora pediu uma prorrogação do prazo.

A nova Rua 24 Horas será administrada pela M Camargo Corretora de Imóveis Ltda. , que venceu a licitação para a ocupação do espaço. A população encontrará comércio e serviços na Rua 24 Horas. O espaço deve contar com lavanderia, papelaria, livraria, casa lotérica, correios, atendimento bancário, chocolateria, café, adega, casas de lanches, souvernires, confeitaria, artesanato, sorvetes e perfumaria. As lojas irão funcionar obrigatoriamente das 9 às 22 horas e podem solicitar que o horário de funcionamento seja prorrogado.

Relembre o histórico da Rua 24 Horas:

1991 – A rua é inaugurada em 11 de setembro e rapidamente se transforma em um símbolo de Curitiba e um ponto turístico concorrido. É a primeira rua com serviços 24 horas do país. Na época da inauguração havia 42 lojas, bares e restaurantes que funcionavam dia e noite, mesmo nos feriados.

2007 – Em setembro, a prefeitura decide fechar a rua, alegando que o espaço estava deteriorado e que precisava passar por reformas. Nesta época, as lojas funcionavam no máximo até as 23 horas.

Abril de 2008 – A prefeitura faz a primeira licitação para encontrar um novo administrador para o espaço, mas a concorrência fracassa: nenhuma empresa se interessa pelo projeto.

Julho de 2008 – Um novo edital é lançado para empresas interessadas em administrar a rua. Apesar do prazo maior, novamente ninguém mostra interesse.

Outubro de 2008 – Na tentativa de solucionar o impasse, a licitação é prorrogada por mais um mês. De novo, não há interessados.

Novembro de 2008 – A prefeitura cancela a licitação e decide assumir a obra. A promessa era de que a rua seria reaberta em agosto daquele ano.

Dezembro de 2009 – O município anuncia a nova licitação e prevê a reabertura para fim de 2010 ou início de 2011.

Março de 2010 – A proposta do consórcio M. Camargo Corretora de Imóveis Ltda para administrar e explorar a Rua 24 Horas comercialmente é aceita pela comissão de licitação da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Junho de 2010 – Começam as obras de revitalização da Rua 24 horas.

Junho de 2011 – A revitalização é concluída.

Outubro de 2011 - Reinauguração estava prevista para ocorrer no dia 26, mas administradora pediu prorrogação no prazo.

Novembro de 2001 - Reinauguração é marcada para o dia 11.

Histórico

Criada há 20 anos, pelo então prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 horas foi a primeira a manter estas características no Brasil. Com uma arquitetura inovadora, acabou se tornando um ponto turístico. No entanto, com o tempo, a modalidade de comércio 24 horas se difundiu pela capital paranaense, fazendo com que a rua perdesse a finalidade para a qual foi criada. A Rua 24 horas também será o novo ponto de partida da linha turismo.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, todos os detalhes arquitetônicos que tornaram a Rua 24 Horas conhecida no mundo inteiro foram preservados na reforma, entre eles, os grandes arcos internos e externos e o relógio que marca as 24 horas do dia. Na obra, foram investidos R$ 4,1 milhões.

Contrato

O contrato da Urbs com a M Camargo Corretora de Imóveis tem prazo de dez anos e prevê o repasse para o município de 53% do faturamento com a locação das lojas, permitindo investimentos em outros equipamentos públicos. Além de segurança privada, contratada pelo administrador, a Rua terá câmeras de monitoramento.

Os espaços começaram a ser ocupados a partir de reforma feita pela prefeitura e concluída em junho deste ano. A obra custou R$ 4,1 milhões.

Fonte: Gazeta do povo 08/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário