quarta-feira, novembro 09, 2011

Projeto que prevê instalação de câmeras em ônibus é aprovado

O projeto de lei que prevê a instalação de câmeras de segurança em ônibus, terminais e estações-tubo foi aprovado em segunda discussão pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba na sessão de segunda-feira (7). O projeto, de autoria do vereador Juliano Borghetti (PP), já havia recebido um parecer favorável em junho, mas foi retirado de pauta para sofrer adequações. Segundo a Câmara, o texto segue para a sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB). Caso seja sancionado, a lei deve entrar em vigor em 90 dias.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV 2ª Edição, Borghetti afirmou que “cabe às empresas colocar essas câmeras”. O vereador acredita que as empresas que venceram a licitação junto a prefeitura, sairão ganhando, apesar do custo inicial mais elevado. Apesar da afirmação, nenhum dos dez artigos do projeto de lei determina quem deverá realizar a instalação e operação do sistema.

De acordo com a proposta, câmeras de vídeo seriam instaladas nos veículos, terminais e estações-tubo para aumentar a segurança dos usuários. As imagens seriam transmitidas em tempo real. Para Borghetti, a adoção do sistema vai evitar atos de vandalismo, depredação, violência e outras ações que colocam em risco usuários e funcionários do sistema.

O monitoramento por meio de câmeras deverá ser informado por meio de avisos. Também fica proibida a instalação de câmeras em banheiros e vestiários. As imagens produzidas e armazenadas serão de propriedade do município. O projeto de lei prevê a integração com o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai monitorar o tráfego no anel viário de Curitiba.
Fonte: Gazeta do povo 08/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário