domingo, novembro 13, 2011

Parada da Diversidade reúne milhares de pessoas em Curitiba

Milhares de pessoas participam da Parada da Diversidade de Curitiba, no Centro de Curitiba, na tarde deste domingo (13). O evento começou com 40 minutos de atraso, por volta das 15h40. A concentração ocorreu desde 13 horas, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu).

O Hino Nacional foi executado às 15h40 e em seguida os participantes iniciaram a caminhada até o Centro Cívico. O trajeto é feito pela Avenida Cândido de Abreu até o Centro Cívico. A previsão é de que os desfiles irão ocorrer até as 17 horas.

A seguir, discursos serão feitos em frente ao palácio. O show da banda Decafonis está programado para começar às 18 horas e o evento terminará às 20 horas.

Os organizadores do evento estão otimistas quanto ao número de participantes. A expectativa é de que 150 mil pessoas acompanhem a parada. O número foi estimado mesmo com o feriado, o mau tempo e o vestibular da UFPR.

O tema da Parada neste ano é “Estamos ao redor do mundo”. A temática muda todos os anos e é baseado nas demandas do movimento LGBT e no tema da InterPride, associação internacional que organiza eventos pelos direitos LGBT.

A mobilização, criada há 14 anos, tem como objetivo promover a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). A Parada Gay, como é popularmente conhecida, é organizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) em parceria com a Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT.

Recorde de público

Em 2010, a Parada Gay de Curitiba reuniu 150 mil pessoas nas ruas do Centro Cívico. Este é o sexto ano seguido em que a Parada é realizada no bairro, entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete.

O público do ano passado foi o maior registrado desde que foi a mobilização foi criada, e com a marca, o evento tornou-se o segundo maior evento de rua do estado. Perde apenas para a Caiobanda, trio elétrico do carnaval de Caiobá, que tem um público estimado de 200 mil pessoas.

Trânsito

Quarenta linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que passam nos arredores do Centro Cívico tiveram seus percursos parcialmente alterados pela Urbs. As mudanças ocorrerem em horários específicos.

Até o fim da parada, a Rua Rosalvo Leitão, ao lado da Assembleia Legislativa, e o trecho da Avenida Cândido de Abreu que acompanha a Praça Nossa Senhora do Salete, do Palácio Iguaçu à rotatória, estarão bloqueadas. Motoristas procedentes da Rua Marechal Hermes, no sentido Bairro-Centro, devem desviar pela Rua Deputado Mário de Barros. A Rua Barão do Serro Azul e seus acessos também ficam bloqueados até as 15 horas.
Fonte: Gazeta do povo 13/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário