sexta-feira, novembro 11, 2011

Rua 24 Horas volta hoje à ativa com poucas lojas


Após pouco mais de quatro anos fechada, a Rua 24 Horas, símbolo turístico e comercial de Curitiba, deve ser reinaugurada hoje, 20 anos apó sua construção, durante a gestão do ex-prefeito Jaime Ler­­ner. O local, que se tornou famoso por ser a primeira rua do país a contar com serviços 24 horas, só ficará aberto das 9h às 22h, e deve contar com estabelecimentos bancários, de alimentação, banca de revista, café e lan house, lavanderia e cosmética, entre outros. A estimativa é de que até 23 mil pessoas passem pela rua todos os dias.

Após a inauguração, prevista para as 11 horas, nem todos os 13 serviços já licitados estarão em funcionamento. Amanhã, serão sete já abertos e prontos para receber o público: um café, revistaria, lavanderia, chocolateria, loja de cosméticos e uma corretora de imóveis da M. Camargo, empresa responsável pela administração do espaço, além do estande onde os turistas poderão se informar sobre destinos e pacotes turísticos. Os demais devem estar prontos até meados de dezembro. Outro espaço já definido, que será ocupado por uma agência dos Correios, ficará pronto no fim de janeiro.

Nesta semana também não se­­rá possível utilizar a praça de alimentação do local, pois problemas na instalação do sistema de exaustão e com fornecedores impediram os dois restaurantes já definidos de abrir as portas nesta sexta-feira. De acordo com o administrador Marcos Camargo, os estabelecimentos começarão a servir refeições a partir de segunda-feira. “Por uma questão de precaução e responsabilidade, os proprietários preferem abrir quando tudo estiver 100% pronto”.

O empresário Kako Mazanek, proprietário do restaurante Porco Nobre, acredita que a volta do espaço deverá valorizar não apenas o entorno, formado pelas ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, no Centro, mas toda a cidade, já que o espaço é um chamariz de turistas de todo o país. Para Kako, o fato de a rua não ser mais 24 horas não atrapalha o sucesso do empreendimento. “Aquele tempo em que o local era conhecido pela sua boemia, pelo lado meio ‘boca de lixo’, já passou. O foco é outro [famílias e turistas] e esse público é muito interessante”.

Até o momento, uma série de serviços ainda não foi instalada, como caixas de autoatendimento bancário, farmácia, lotérica e cabeleireiro. Os dois estabelecimentos que ficarão abertos 24 horas, logo na entrada da rua pelo lado da Vis­­conde de Nácar, ainda não foram de­­finidos. Ca­­margo garante que até o final de ja­­neiro todos os 42 estandes estarão ocupados. “Esse é o prazo com o qual trabalhamos para que a rua funcione em sua plenitude”.

A segurança do local será feita por seis vigilantes e nove câmeras de circuito interno. Haverá banheiro para cadeirantes no andar térreo e para o público em geral no pri­­meiro andar – o uso deste de­­verá ser cobrado, mas o preço ainda não foi definido pela administração. Além das lojas e serviços, a prefeitura pretende oferecer eventos culturais e artísticos em um palco instalado na própria rua. O gerenciamento do contrato com a M. Camargo, com prazo de 10 anos, ficará a cargo da URBS.

Serviço

- A Rua 24 horas fica no Centro
- Entrada pelas ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco
- Aberta das 9h às 22h
Fonte: Gazeta do povo 11/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário