terça-feira, novembro 29, 2011

“Policial eficiente é aquele que está próximo da população”


Os altos números da criminalidade e os parcos investimentos em segurança pública ao longo de anos nunca deram motivos para a população confiar em uma reversão imediata do quadro de violência no Paraná. Apesar disso, a escolha do coronel Roberson Bondaruk como novo comandante da Polícia Militar surge como uma ponta de esperança em meio ao caos.

Autor de livros e estudos científicos sobre segurança, Bondaruk pretende priorizar esforços no po­­liciamento comunitário, investindo mais no estreitamento dos laços entre a população e os policiais. Ao mesmo tempo, promete fortalecer a Corregedoria da PM. “Não apenas para retirar de circulação aquele policial que já incorreu em delitos, mas também o policial propenso a cometê-los”, diz. On­­tem à tarde, o coronel conversou com a Gazeta do Povo sobre suas expectativas e seus planos para exercer o cargo mais importante – e de maior pressão – na hierarquia da PM.

Qual a prioridade da Polícia Militar daqui para frente?

Vamos trabalhar com a “comunitarização” do serviço policial. Acredito que o policial mais próximo da comunidade é mais eficiente. Queremos também que o policial seja mais valorizado e esteja mais estruturado para atender melhor à comunidade. Além disso, vamos usar cada vez mais a ciência e a tecnologia como armas de combate à criminalidade. E, como não poderia deixar de ser, combater o crime organizado e os desvios de conduta de integrantes da corporação.

O Paraná vem de oito anos de policiamento comunitário, mas esse tempo ainda não foi suficiente pa­­ra tornar o programa um su­­cesso. Como o senhor analisa essa situação?

As primeiras experiências de polícia comunitária no Paraná ocorreram em 1976, com a criação dos módulos. Mas, em vários momentos dessa história, ocorreram mudanças de orientação política e, queira ou não, a polícia acaba sendo atingida. Nem sempre a decisão técnica prevaleceu perante a política. A polícia comunitária precisa ser uma política de estado e não um programa de governo. Já caminhamos muito, mudando a cabeça do policial. Quando tivermos condições materiais, humanas e liberdade técnica de trabalhar essa questão, teremos uma polícia comunitária efetiva.

Falta mudar também a cultura da comunidade?

A polícia comunitária não pode prescindir da presença da sociedade. E o cidadão ainda é muito retraído. Em parte, pela própria imagem da polícia, que nem sempre foi uma imagem de confiança. Mas pretendemos mudar isso por meio dos Consegs e das ações policiais.

Como consolidar essa cultura na polícia?

Até o final dos próximos três anos de governo, todos os policiais e bombeiros passarão por cursos de capacitação em policiamento comunitário. Muitos deles já fizeram. A ideia é que aqueles que forem treinados recebam uma reciclagem mais objetiva e aqueles que não fizeram recebam essa capacitação. Se a polícia comunitária é uma filosofia, uma estratégia, todos têm de falar a mesma língua. Esses cursos também se estenderão a pessoas da comunidade.

Hoje faltam efetivo, viaturas e equipamentos. Como resgatar a estrutura da polícia?

O governo do estado já está trabalhando na unificação do Fundo Estadual de Segurança Pública. Esse fundo vai ter um aporte muito maior de recursos do que tradicionalmente havia. Isso vai trazer dinheiro para construção de módulos, aquisição de armamento, viaturas e material de tecnologia de ponta, como tablets para viaturas.

O telefone 190 tem hoje uma média de espera de 11 minutos e a viatura demora 1h30 para chegar ao local chamado. Como mudar essa realidade?

A tecnologia que será instalada no 190 vai ser muito melhor. O número de linhas, os softwares, o sistema de atendimento e o número de viaturas também. A escala vai maximizar o policiamento onde ele é mais necessário.

Como resgatar a imagem da Polícia Militar e alavancar o trabalho da Corregedoria?

Precisamos de uma Corregedoria com recursos humanos e materiais disponíveis, que faça um serviço efetivo de correção de conduta. Não apenas para retirar de circulação aquele policial que já incorreu em delitos, mas também o policial propenso a cometê-los. Vamos trazer para junto do comando o bom policial, o que vai fazer uma segregação natural do mau profissional. A nossa proposta é uma ação sistêmica para mexer também na questão psicológica do policial. Nós somos a polícia. Nós temos que cumprir a lei. O resgate do sentimento de que a função do policial é sustentar a lei e proteger a comunidade tem de ser trabalhado de forma intensa. Obviamente não é uma coisa que se faz de um dia para o outro. Uma polícia é a imagem que ela tem. Ela só transmite confiança ao cidadão e insegurança ao criminoso se ela tiver uma boa imagem.

O senhor já falou que o pequeno delito é o grande problema da segurança pública no estado. Como reprimí-lo?

Os pequenos delitos são a escola do criminoso. São esses delitos que superlotam as centrais do 190 e as delegacias. A experiência do programa “Tolerância Zero” de Nova York, na década de 1990, usou a teoria dos pequenos delitos. Combatendo os delitos menores, os maiores desaparecem naturalmente. A maior parte dos grandes delitos precisa, para o seu desenvolvimento, de um campo fertilizado pelo pequeno delito, uma polícia superassoberbada e uma sensação de desorganização social.

Teremos o “Tolerância Zero” no Paraná?

A nossa proposta não é essa. O “Tolerância Zero” é considerado o programa da intolerância total. Qualquer pequeno desvio de conduta, a polícia prende. Nesse caso teríamos de ter um número muito maior de policiais e de penitenciárias também. A nossa proposta é a teoria das janelas quebradas, que propõe que pequenos problemas sejam tratados pela comunidade e pela polícia. Surgiu um problema, a comunidade se reúne com a polícia e resolve enquanto ele ainda é pequeno.

Fonte: gazeta do povo 29/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário