sexta-feira, novembro 25, 2011

Diretores das escolas serão eleitos neste sábado

A comunidade escolar elegerá neste sábado (26), por voto direto, os profissionais que ocuparão pelos próximos três anos os cargos de diretor e vice-diretor de 179 escolas municipais. A votação será das 10h às 16h e o resultado sairá no mesmo dia.

“Este é um momento democrático significativo, que precisa ser transparente, tranquilo e com a participação de toda a comunidade escolar", afirma a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. "Os pais vão ajudar a escolher os líderes das escolas onde seus filhos serão preparados para o futuro, por isso é fundamental a participação de todos".

Terão direito ao voto estudantes maiores de 16 anos, o pai, a mãe ou o responsável pelo estudante (um voto por família) e os funcionários das escolas. Os candidatos devem estar preparados para atender às exigências dos cargos de diretor e vice-diretor e assumir o papel de liderança da unidade escolar.

Concorrerão às eleições profissionais do magistério municipal em efetivo exercício, com mais de três anos de atuação na rede. Depois de eleitos, os dirigentes das escolas passarão por uma capacitação sobre as funções do cargo.

Preparação - No início de outubro, a Secretaria Municipal da Educação fez um encontro para os profissionais que pretendem se candidatar à eleição para direção e vice-direção das escolas. Cerca de 600 participantes lotaram o auditório do teatro do Colégio Bom Jesus. O encontro promoveu reflexão sobre o papel do gestor escolar e as competências essenciais para uma gestão de qualidade.

Também foram abordados a legislação do processo de eleição, diretrizes e procedimentos necessários para o registro das chapas e outros temas referentes à eleição.

Além de ser uma oportunidade para a reflexão sobre a importância do diretor e do vice-diretor, o encontro subsidiou a elaboração da Proposta de Trabalho – documento que deve ser apresentado pelos candidatos em Assembléia Geral do Colegiado Escolar para fundamentar o Plano de Ação da futura gestão.

A eleição é normatizada pela Lei nº 8.280/93, alterada pela Lei nº 9.717/99 e regulamentada por meio de Decreto.
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br 25/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário