sexta-feira, novembro 18, 2011

Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro alemão


O navio de cruzeiro alemão Aida Cara chegou ao Litoral do Paraná nesta quinta-feira (17) e se tornou o primeiro a atracar no Porto de Paranaguá para turismo nesta temporada. Os 1,4 mil passageiros e parte da tripulação deixaram a embarcação para conhecer a cidade e outros pontos turísticos da região. Entre os destinos estava a Ilha do Mel.

VÍDEO: Conheça um navio de cruzeiro por dentro

O capitão do navio, Thomas Mey, disse que, mesmo sem um terminal de passageiros, a impressão da passagem por Paranaguá foi ótima. Ele ainda ressaltou as condições de segurança e a limpeza do cais, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Mey recebeu os secretários de Turismo, Faisal Saleh; e de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e o superintendente do Porto, Airton Vidal Maron. Saleh acredita que esse foi um primeiro passo para a mudança do perfil do litoral paranaense, por conta da movimentação do comércio, do artesanato e da oferta de serviços ligados ao turismo que esse tipo de atividade proporciona.

A previsão é que as paradas regulares comecem já na próxima temporada. Neste ano, estão previstas apenas paradas técnicas. O objetivo é consolidar a atividade com um terminal de passageiros para que Paranaguá faça parte dos roteiros oficiais de viagens.

Segundo Maron, para receber o navio de passageiros, foi necessário alterar a programação dos navios de cargas e separar uma área do cais onde havia 500 veículos importados aguardando alfandegamento. Para o superintendente do Porto, o esforço valeu a pena.

Quem se mostrou satisfeito com o Litoral do Paraná foi o representante da Aida Cruises, empresa proprietária do navio, Feiz Taha. Para ele, o empenho do governo do Paraná foi fundamental para que o Aida Cara decidisse fazer quatro paradas técnicas em Paranaguá na temporada 2011-2012.

Dez ônibus foram colocados à disposição dos visitantes pela prefeitura de Paranaguá. O município também preparou uma recepção com apresentações culturais e tendas para venda de artesanato na Praça de Eventos 29 de Julho. Em apenas um dia, e expectativa do vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, é que os visitantes deixem 150 mil dólares (cerca de R$ 266 mil) em consumo direto no comércio local.
Fonte: Gazeta do povo 17/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário