quarta-feira, novembro 09, 2011

Obra de arte ganha película para evitar acidentes com pássaros no MON


Uma obra de arte instalada na área externa do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, causou acidentes com alguns pássaros. Algumas aves se chocaram com um vidro e um espelho que fazem parte da obra "Da Materialidade ao Vazio", de Márcio Prado. Observadores de pássaros, do blog “Passarinhando” afirmaram que dois acidentes foram registrados na tarde de domingo (6), em um período de 20 minutos. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura afirmou que apenas um incidente foi registrado.

A secretaria afirmou também que o artista já tomou providências para evitar acidentes. Películas ultravioleta foram instaladas na obra nesta manhã.

Observador de pássaros, Roberto Cirino, registrou a morte de duas aves no MON
A película não é percebida a olho nu, mas deve evitar o choque dos pássaros.“É uma tentativa. Não sabemos se irá surtir efeito. Recebi essa orientação de um membro da Sociedade Brasileira de Ornitologia”, afirmou Prado.

Segundo Roberto Cirino, observador de pássaros do blog “Passarinhando”, o ideal seria que a obra fosse trocada de lugar. “O problema é que fica perto de uma figueira e acidentes ocorrem por causa do vidro”.

Outro problema, de acordo com Cirino, é que alguns pássaros tentavam “enfrentar” a imagem refletida no espelho por entenderem que se trata de outra ave. Nesse movimento acabavam se ferindo.

Cirino entrou em contato com o MON para alertar sobre os incidentes e promoveu uma campanha pelas redes sociais pedindo que o museu tomasse providências.

“Da Materialidade ao Vazio" foi instalada no MON em 18 de outubro e ficará em exposição até 18 de novembro.
Fonte: gazeta do povo 08/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário