sexta-feira, novembro 18, 2011

Cinco presos cavam túnel e fogem de penitenciária de Piraquara

Cinco presos escaparam da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na região metropolitana de Curitiba, na noite de terça-feira (15), após cavarem um túnel em uma das celas do complexo. Um sexto detento também tentou escapar, mas se feriu ao tentar pular um dos muros do centro de detenção. Até a tarde desta quinta-feira (17), nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

Segundo o diretor da penitenciária, José Luis Silva Ribas, o túnel foi escavado em uma cela onde nove homens estavam presos. Os detentos retiraram a latrina e cavaram um pequeno túnel de cerca de dois metros de extensão, até o pátio do presídio. Seis homens saíram pelo buraco e escalaram um muro, já na parte externa da unidade. Um deles sofreu uma queda e foi recapturado. Três presos que estavam na cela optaram por não tentar fugir. “São presos que trabalham na unidade e que tem um bom comportamento”, observou Ribas.

A fuga só foi percebida na manhã de quarta-feira (16), quando os agentes penitenciários fizeram a contagem dos presos. De acordo com o diretor da penitenciária, não há indícios de que tenha havido falhas na segurança ou que funcionários do presídio tenham facilitado a fuga. “De acordo com o depoimento dos próprios presos que não quiserem fugir, não houve qualquer conivência de agentes. Mas tudo isso será apurado”, garantiu Ribas.

O Departamento Penitenciário (Depen) foi comunicado da fuga. A Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC), da Polícia Civil, foi acionada para tentar localizar os foragidos. O Instituto de Criminalística (IC) periciou a cela onde a fuga ocorreu e prepara um laudo técnico sobre as falhas.

Outro caso

No dia 8 de novembro, agentes carcerários descobriram que presos de uma das celas da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, cavavam um túnel para tentar fugir. Cinco presos que estavam detidos no local usaram utensílios improvisados para revolver a terra, que era escondida em um dos beliches. A polícia acredita que os 20 presos da ala tentariam fugir.
Fonte: Gazeta do povo 17/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário