sábado, abril 09, 2011

Praça do expedicionário ou popularmente chamada de praça do avião

A Praça do Expedicionário é uma homenagem aos soldados brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial. Com 900 m² de área, a praça possui vários equipamentos que foram utilizados na guerra como: um tanque, uma âncora, um avião, um torpedo e um canhão que representam as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Na frente dos três mastros das bandeiras a uma lápide que registra os nomes dos vinte e oito veteranos paranaenses mortos em combate, esta uma homenagem da LPE (legião paranaense do Expedicionário). Uma escultura em pedra sabão representa uma patrulha da infantaria em ação. Ela esta no alto do prédio que fica o Museu do Expedicionário. Seu acervo é composto por livros, filmes, fotografias, mapas, ilustrações, materiais bélicos e uniformes militares, entre outros.

Semanalmente as quartas-feiras, das 7h às 12h ocorre uma feira de produtos orgânicos onde são comercializadas: frutas, verduras, legumes, pescados, geléias, cereais e sucos, entre outros.

Aberta 24 h a praça não possui banheiros públicos nem bebedouros. É possível sentar em alguns bancos para ver os equipamentos de guerra e passear com cachorros, mas os donos são responsáveis pelos dejetos dos animais. O acesso a deficientes é meio complicado, mas dá para ir.

Localização:
Entre as ruas Ubaldino do Amaral, Comendador Macedo e Saldanha da Gama.

Como chegar:
A pé: Você pode ir andando do Mercado Municipal, Rodoferroviária, Estádio Couto Pereira e Igreja do Perpetuo Socorro.
De carro: Não tem estacionamento mais pode deixar nas ruas próximas onde não precisa cartão do estar.
Linhas de ônibus: Linha direta (ligeirinho - prata): estação-tubo Praça do Expedicionário: Centenário e Centro Politécnico. Convencionais (amarelos): Alto Tarumã, Capão da Imbuia-Parque Barigui, Cajuru, Detran-Vicente Machado, Higienópolis, Palotinos, Pinhais-Guadalupe, Rua XV-Barigui, Sacre Coeur e Tarumã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário