sexta-feira, julho 29, 2011

Antes de ser preso, suspeito foi recusado em duas delegacias


falta de policiais que atinge o estado do Paraná resultou em uma divergência no trabalho das polícias civil e militar na manhã desta sexta-feira (29), em Curitiba. Um homem foi preso com um aparelho de GPS roubado, mas foi recusado em duas delegacias por falta de estrutura.
A prisão foi feita por policiais militares por volta das 5h da manhã. Ao chegar ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão Sul (Ciac-Sul), o escrivão de plantão informou que não poderia receber o suspeito, pois havia três outros flagrantes na espera. Segundo a PM, situação semelhante ocorreu na Delegacia de Furtos e Roubos, e a falta de uma vítima contribuiu para a recusa. Ele foi preso na terceira tentativa, no 2º distrito policial.
Valdir Bicudo, creditou o problema à falta de efetivo policial. “A PM tem sua razão em reclamar, mas precisam entender que temos deficiência de material humano. Não nos recusamos a atender, mas dentro das possibilidades”, afirmou o superintendente, lembrando que o número de policiais civis no estado, hoje, é o mesmo dos anos 80. “Nunca vi um estado tão crítico, tão lamentável. É degradante”, lamentou.
Flagrante
O flagrante é o registro de entrada de um preso na delegacia. Bicudo explicou que o procedimento demora cerca de 40 minutos para ser feito, e que precisa seguir uma série de protocolos. São eles: Nota de culpa, comunicado ao juiz de plantão, ofício de encaminhamento para a delegacia, serviço de registros policiais para investigação, fotografia do preso, inserção do preso no sistema, exibição e apreensão de todos os objetos em poder do preso, e uma guia de encaminhamento ao Instituto Médico-Legal para exame de corpo de delito. Normalmente, um flagrante tem de quatro a seis laudas, e é feito em duas vias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário