sexta-feira, julho 22, 2011

Dentistas de Curitiba querem mesmo salário que médicos

Os dentistas que atuam nas unidades de saúde de Curitiba estão aguardando um posicionamento da prefeitura municipal sobre a isonomia em relação aos médicos que trabalham na rede municipal de saúde. Estes profissionais tiveram a incorporação nos salários a Gratificação Especial de Médico, conforme aprovação na Câmara Municipal do projeto enviado pelo Executivo que alterou o plano de cargos, carreiras e vencimentos, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).
Os dentistas querem o mesmo tratamento. A categoria está sem aumento salarial e tem como base vencimentos de R$ 1,4 mil por mês mais 30% de gratificação de risco de vida para 20 horas semanais de trabalho. Para a mesma jornada, os médicos recebem R$ 4 mil.
Irene Rodrigues, diretora de assuntos jurídicos do Sismuc, explica que a reivindicação dos dentistas é antiga. No entanto, não era para a equiparação salarial, pois as duas catgorias recebiam a mesma quantia. Mas os médicos ganhavam uma gratificação. "Mas agora em junho foi aprovada que a gratificação de 120% foi incorporada ao salário do médico. Os dentistas se sentiram desprestigiados, desrespeitados. Pela Constitutição Federal e a lei Federal 3999, as categorias devem receber o mesmo salário conforme a complexidade", afirma.
De acordo com Rodrigues, a prefeitura de Curitiba sempre pagou o mesmo salário para médicos e dentistas. Uma reunião foi realizada nesta semana na Secretaria de Recursos Humanos da prefeitura para discutir a situação. Um novo encontro será agendado para a semana do dia 22 de agosto. "A resposta que nos deram (para a diferença entre os salários) foi de que não tem muitos médicos disponíveis no mercado e que a população reclama de falta de médica. Esta é uma resposta que nos deixa indignados. Então é preciso não dar conta do trabalho para ganhar um salário maior. Após a reunião, nos disseram que vão estudar e estamos aguardando", explica a diretora.
Ela ressalta que os médicos devem ganhar bons salários e que isto não deve ser questionado. Entretanto, a mudança nos vencimentos não pode ser aplicada apenas para uma categoria, segundo Rodrigues. Curitiba possui 642 cirurgiões dentistas atuando nas unidades de saúde da cidade.
A prefeitura de Curitiba divulgou que a secretária de Recursos Humanos, Maria do Carmo de Oliveira, informou que a composição dos salários dos odontólogos está dentro da realidade do mercado de trabalho desta área. Ela ainda disse que as medidas anunciadas pela administração municipal beneficiaram sete cargos da administração direta e que não é possível fazer tudo de uma vez só. O foco, de acordo com ela, tem sido o aporte no vencimento básico. A prefeitura de Curitiba assegurou que nas próximas semanas vai lançar um concurso público para dentistas.

Um comentário:

  1. Absurdo isto. Tenho certeza de que no futuro os médicos também terão seus salários desvalorizados. A política dos governos é a de autorizar cada vez mais faculdades de medicina e odontologia, justamente para isto, para pagar salários de "mercado" para os profissionais. Neste país profissionais da saúde realmente não são valorizados. Saúde não é uma prioridade.

    ResponderExcluir