quarta-feira, julho 27, 2011

Feira de animais em Shopping é fechada por maus tratos


Uma feira de animais, que funcionava em um shopping de Curitiba, foi fechada por maus tratos e falta de autorização ambiental. A Rede de Proteção e Defesa Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu denúncias e nesta quarta-feira (27) foi ao local e constatou as irregularidades. O evento e o produtor da feira foram notificados.
O coordenador da Rede de Proteção e Defesa Animal, Alfredo Trindade, explicou que os animais estavam próximo ao estacionamento do shopping e que as condições de alimentação e de fornecimento de água não estavam adequadas. Segundo ele, esses fatores somados ao contato frequente com pessoas causam um elevado grau de estrese nos animais, que por não serem domésticos não estão acostumados a convivência com humanos.

Em nota, o estabelecimento afirmou que era um evento terceirizado e que apresentava toda a documentação necessária para funcionamento: a GTA – Guia de Transporte Animal e a licença da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. O responsável pela empresa que realizava o evento, Dario José Costa, informou que desconhecia a necessidade da licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e nunca precisou desse documento nos eventos similares que promoveu em anos anteriores.
Segundo a prefeitura, outro shopping que também realiza feira de animais foi notificado nesta quarta-feira porque os animais ficariam expostos 24 horas por dia. A informação não foi confirmada pelo departamento de marketing do shopping, que afirmou que os animais ficam na feira das 14h às 20h e que depois deste período são levados a um local adequado para passar a noite.

Segundo Trindade, nesta segunda feira as condições eram melhores, mas ainda impróprias. Ele afirmou que nesta quinta-feira (28) a equipe de fiscalização vai voltar ao local porque foi verificado que o shopping não possui autorização do município para realizar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário