segunda-feira, março 10, 2014

Abastecimento Pesquisa revela perfil de consumidores do Mercado Municipal

principal

Mulheres, pessoas casadas e que moram com mais de uma pessoa em casa representam mais de 50% do público frequentador do Mercado Municipal de Curitiba. Estas são algumas das conclusões de uma pesquisa realizada com mil pessoas pelo Sebrae Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento sobre o perfil de consumidores do mercado. A amostra revelou que 60% dos entrevistados pertencem ao sexo feminino, sendo que 47% do público são casados e 59% dele têm filhos, morando com mais de uma pessoa na mesma casa (90%).
A grande maioria dos entrevistados frequenta o mercado mensalmente ou bimestralmente (67%), aos fins de semana (50%) e permanecem no máximo por 2 horas (84%), gastando até R$ 150,00 (45%) em compras. A variedade de produtos é o principal atrativo do local segundo os entrevistados. “A pesquisa é importante porque oferece informações que podem orientar ações de melhoria em infraestrutura e atendimento“, avalia o secretário do Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes.  

O casal Maysa Diniz, de 53 anos, e o marido Eliel Diniz, de 55 anos, migraram de Maringá para Curitiba há cinco anos. Eles mantêm o hábito de passar o mercado a cada 15 dias para comprar os produtos de Maysa, que é gastrônoma. “Encontro aqui tudo o que quero, frutas desidratadas, produtos árabes, pastel de Belém”. Contam que gostariam de encontrar mais opções de tipos de pratos nos restaurantes. “O mercado tem uma variedade tão grande de produtos, acho que deveriam ser mais utilizados nos pratos oferecidos pelos restaurantes”, diz Maysa.
Estefani Rubiani, de 19 anos, mora em Curitiba e acaba de conhecer o mercado. “Achei bem legal. Aqui se acha de tudo e de boa qualidade”, afirmou a jovem. O turista João Carlos Mendonça, de 46 anos, que veio do Rio de Janeiro, teve a mesma impressão. “É grande a variedade, a gente encontra de alimento a artesanato. Adorei o ambiente. No Rio não tem um mercado municipal como este”, afirma Mendonça. Ele estava conhecendo o local com o amigo paulista Mário Aguiar, de 50 anos. que mora em Curitiba há 12 anos e disse frequentar o mercado diariamente. “Moro bem perto e venho para comprar frutas, verduras e tomar café”, contou.
De acordo com a pesquisa, 24% dos entrevistados possuem o ensino médio completo, 7,8% ensino superior incompleto e 38,1% possui nível superior completo. Em relação a ocupação, 28% dos entrevistados são assalariados, profissionais com carteira assinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário