terça-feira, março 04, 2014

Lazer Bistrô do Parque Lago Azul é um convite para voltar no tempo
















Distante cerca de 20 quilômetros do Centro de Curitiba, o Parque Lago Azul, no Umbará, é tradicional ponto de encontro diário da comunidade local e demais visitantes nos fins de semana. O bistrô do parque, instalado em uma casa de madeira, misto de arquitetura italiana e eslava, é uma das principais atrações do local.
O imóvel, que remete ao início do século 20, em meio a muito verde, é um dos equipamentos urbanos administrados pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, e explorado pelos permissionários Gerson Guilherme Luckow e Luiz Antônio Nejm, e gerenciado pelo também chefe de cozinha Sandro Fragoso.
Desde que abriu as portas, em outubro de 2009, o bistrô, originalmente lanchonete, e mais recentemente também restaurante, mantém serviço de bufê. “Nos dias úteis, o maior movimento acontece sexta-feira, quando o bufê é procurado por até cem pessoas que trabalham ou moram na redondeza, e nos fins de semana, cerca de mil pessoas visitam o parque e parte desses visitantes experimenta os pratos servidos à la carte”, diz Luckow.
História
O Parque Lago Azul originalmente pertencia à família Segalla, e nos anos 1960 e 1970 o endereço, aberto ao público mediante o pagamento de uma taxa, era um das poucas opções de lazer na cidade. Ali aconteciam os tradicionais piqueniques, quando os ônibus até o bairro eram uma raridade e famílias inteiras saíam cedo de casa, seguindo horas a fio, de automóvel, pelos caminhos ainda não pavimentados.
Era o tempo em que não existiam restaurantes na região e a solução era estender uma grande toalha sobre o gramado, e sobre ela a cesta contendo galinha assada, farofa, frutas, sanduíches e afins. A falta de infraestrutura era compensada pela paisagem completada pelo lago que permitia alguns mergulhos nas águas límpidas.
Conhecer a casa é voltar no tempo, marcar um reencontro com a História, particularmente com o bairro Umbará. O ambiente é composto por três salas que guardam dez mesas com cadeiras de época, decoradas com fotos antigas, já amareladas, que reproduzem a paisagem do Lago Azul nos anos 1960. Um rádio antigo e um telefone à manivela também fazem parte da decoração. Outras dez mesas estão na varanda e no pátio externo, que nos fins de semana ficam lotadas.
Por volta dos anos 1980 a área ficou abandonada, até ser adquirida pela Prefeitura de Curitiba, no fim de 2007. Dois anos depois estavam concluídos os trabalhos de revitalização que transformaram o espaço em mais um parque público.
Com a revitalização, a área ganhou infraestrutura que inclui um caramanchão, deques, um espelho d´água, pistas para caminhada, canchas esportivas, aparelhos para exercícios físicos e posto da Guarda Municipal. O bistrô, que ocupa imóvel histórico, de alvenaria e madeira, tem área total de 595 metros quadrados. O espaço é completado por uma área externa, com área de 355 metros quadrados, onde está o caramanchão que serve como ponto de encontro de grupos da terceira idade, que visitam o local todas as semanas, com monitores da Fundação de Ação Social (FAS).

BISTRÔ DO LAGO AZUL
Endereço – Rua Colomba Merlim, 831 (transversal da Rua Nicola Pellanda – Parque Lago Azul – Umbará
Telefone – (41) 3348-6233
Como chegar de carro – o caminho mais rápido é pelas avenidas Visconde de Guarapuava, República Argentina até o Terminal Pinheirinho. A partir daí, seguir pela Avenida Winston Churchill, Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, Rua Nicola Pellanda, daí dobrando à esquerda na Rua Colomba Merlim. O parque fica na altura do número 831, identificado pelo portal de madeira.
Como chegar de ônibus – A partir do centro, embarque na Rua Lourenço Pinto no Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes (Linha Verde). Desembarque no Terminal Pinheirinho, e prossiga viagem nas linhas alimentadoras Ganchinho ou Umbará. Ambas seguem pela Rua Nicola Pellanda, e o pnoto para desembarque fica no entroncamento com a Rua Colomba Merlim. A partir dali, a distância até o parque é de aproximadamente 250 metros.
Horário de atendimento do bistrô
Segunda-feira – abre para almoço, das 11h às 14h; terça a sexta-feira – abre das 11h às 18h; sábados e domingos – abre das 11h às 19h
Horário de funcionamento do parque
De segunda-feira a domingo, das 7h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário