domingo, março 16, 2014

Candidatas já saem empregadas da Feira da Curitibana Trabalhadora
















A Feira do Emprego e da Qualificação Profissional da Curitibana Trabalhadora, realizada pela Prefeitura de Curitiba neste sábado, na Praça Rui Barbosa, atraiu grande número de candidatos a uma das 2 mil vagas de emprego ofertadas. Em apenas duas horas, após a abertura, às 9 horas, cerca de 400 pessoas haviam retirado senhas, somente no posto montado pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Além do Sine, algumas empresas e agências de recrutamento também colocaram postos de trabalho à disposição dos candidatos. Alguns deles, após preencher um cadastro e passar por uma rápida entrevista já saíram empregados.
Foi o caso de Viviane Rodrigues Nodari, de 23 anos, que conseguiu uma vaga de operadora de caixa em um supermercado. Mãe de uma criança de dois anos, ela estava desempregada há três anos.
“Vinha buscando uma vaga há mais ou menos um mês, depois que consegui colocar meu bebê em uma creche. Aí, vi o anúncio da feira e agora estou empregada”, disse ela.
Organizada pela Secretaria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba, a feira ofereceu oportunidades para vagas fixas e para trabalho temporário, preferencialmente para mulheres. Podiam se candidatar  jovens a partir dos 16 anos; profissionais com maior nível de capacitação e  pessoas com ou sem qualificação profissional. Também foram oferecidas vagas para mulheres com deficiência.
“É o segundo ano consecutivo que nós a realizamos esta feira, que tem como principal objetivo atender as mulheres, dentro de uma perspectiva não só de prevenir a violência doméstica, mas também de proporcionar melhores vagas de emprego e formação profissional”, disse a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.
 
Em visita à feira, o prefeito Gustavo Fruet disse que a iniciativa, além de garantir um emprego, procura incentivar a inclusão, o respeito, o combate à discriminação e à diferença salarial que atinge as mulheres.
“Tem que ter igualdade em tudo, inclusive no salário. Nosso desafio é garantir empregos, garantir igualdade de salário e, claro, melhorar a renda das trabalhadoras”, disse.
Junto ao mutirão, a Prefeitura também ofereceu vários cursos de qualificação profissional, de curta duração, para aumentar as chances das pessoas desempregadas ingressarem no mercado de trabalho. Foi o que atraiu o técnico em informática Maurício de Souza, de 28 anos. “Estou desempregado e vejo a necessidade de me capacitar, pois isto aumenta as chances de uma colocação”, disse ele, enquanto escolhia um dos cursos oferecidos para sua área de atuação.
Além das inscrições que foram feitas na feira, os interessados podem, na próxima semana, buscar vagas em uma das agências do Sine, localizadas nas nove Ruas da Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário