quinta-feira, março 13, 2014

Cobra venenosa tem 31 filhotes de uma vez em zoológico do Paraná

Segundo veterinário, espécie costuma ter 20 filhotes a cada gestação.
Fenômeno foi registrado em serpentário de Cascavel, no oeste.

Gestação dos filhotes durou aproximadamente 200 dias (Foto: Reprodução / RPCTV Cascavel)
Gestação dos filhotes durou aproximadamente 200 dias
(Foto: Reprodução / RPCTV Cascavel)
Uma cobra da espécie Jararacuçu (Bothrops Jararacussu) teve 31 filhotes de uma só vez no Zoológico de Cascavel, no oeste do Paraná. Depois de 200 dias de gestação, a serpente deu à luz na primeira semana de março e todos os filhotes sobreviveram.
Segundo o veterinário Valmor Passos, essa espécie costuma ter cerca de 20 filhotes a cada gestação. Por isso, o nascimento das 31 cobras foi uma surpresa para a equipe do serpentário da cidade, inaugurado há três anos.
“Isso foi possível, principalmente, pela questão do ambiente. Como se controla a umidade, a temperatura e a ventilação aqui no serpentário, isso deu um bem-estar ao animal, fato que, somado à alimentação controlada, propiciou que ela se reproduzisse dessa maneira”, explicou o veterinário.
Cobra mãe tem aproximadamente 3 anos de idade (Foto: Reprodução / RPCTV Cascavel)
Cobra mãe tem aproximadamente 3 anos de idade
(Foto: Reprodução / RPCTV Cascavel)
A cobra mãe tem aproximadamente três anos de idade e foi transferida doInstituto Butantan, em São Paulo. A jararacuçu é uma cobra vivípara (não põe ovos), peçonhenta e que pode chegar aos dois metros de comprimento. De acordo com a bióloga Valnice Oliveira, os filhotes são tão nocivos aos seres humanos quanto os adultos.
Logo após o nascimento, as cobras recém-nascidas foram separadas da mãe para evitar que ela se alimentasse dos filhotes. “Nós já pedimos ajuda aoIbama para repassar as cobras para outros criadores, pois não há condições de mantê-los todos aqui no zoológico”, conta o veterinário.
O Zoológico de Cascavel tem 25 cobras de dez espécies diferentes. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário