terça-feira, março 25, 2014

Dormir bem para aprender melhor

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Depois que passou por avaliação médica, Ana Carolina de Bona, 14 anos, teve o uso de computador e celular limitado para dormir melhor
Além de comprovar que boas noites de sono contribuem para que crianças e adolescentes tenham disposição suficiente para encarar um dia de aula, estudos recentes destacam que dormir bem é necessário para a fixação dos conteúdos e consolidação do que foi aprendido. A qualidade do sono tem impacto na capacidade de concentração e na memória, o que acaba tendo efeito, cedo ou tarde, no desempenho escolar.
Segundo especialistas, os pais podem constatar com certa facilidade se o filho está dormindo o necessário. A mãe de Ana Carolina de Bona, 14 anos, por exemplo, desconfiava que os hábitos de sono da filha não eram bons desde que ela começou a estudar no período da manhã e passou a acordar às 6h30. Foi diante do boletim escolar “crítico” de Ana que a mãe decidiu agir. “Ela passou a ter notas vermelhas e a perder muito a primeira aula. Também estava irritada, mal humorada e tendo dores de cabeça”, conta a empresária Eliane de Bona.
Dormindo com os anjos
Confira algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:
Prepare-se
O processo do ciclo do sono requer uma fase de relaxamento. Antes de ir para a cama, o jovem precisa estar com suas atividades físicas e cognitivas desaceleradas. É importante estar desconectado do computador duas horas antes de se deitar, principalmente evitando jogos que exijam estratégias competitivas.
Cuide da iluminação
A luz do celular ou do tablete é suficiente para que o cérebro entenda que ainda é momento de atividade. A telinha iluminada é capaz de atrasar a produção de melatonina e, com isso, o início do sono. Se ainda não está conseguindo dormir, o ideal é ter uma luz suave no quarto e aproveitar para ler um livro – impresso.
Alimentação
Refeições pesadas à noite e a ingestão de bebidas estimulantes atrasam a hora do sono ou atrapalham a qualidade do descanso. Refrigerantes com cafeína devem ser evitados antes do início da noite, assim como chás mate, preto, branco e verde.
Hora de acordar
Pela manhã, é importante “avisar” o cérebro que o dia começou. Para isso, basta abrir as janelas ou cortinas para que se tenha acesso à luz da manhã. Um banho também pode ajudar. E não adianta fazer isso apenas durante a semana. O hábito deve ser mantido no fim de semana, caso contrário, os primeiros dias da semana serão sofridos para retornar à rotina.
Bons hábitos
Por falar em rotina, ela é importante especialmente para os mais jovens. Se a hora de ir para a cama se aproxima, um ritual deve ser frequente. Colocar o pijama, escovar os dentes, ler um livro ou ouvir histórias são ações que criam um clima favorável para dormir. Tudo deve ser harmonioso. Se esse momento for de briga e reclamação, provavelmente será ainda mais difícil pegar no sono.
Sesta
Um estudo recente, conduzido na UFPR, avaliou a importância do sono diurno. Uma das constatações revela que dormir a sesta dobra a chance de se resolver um problema de videogame. O resultado, segundo o orientador da pesquisa, Fernando Louzada, mostra que esse cochilo seria um facilitador do insight, que leva a encontrar solução para problemas do cotidiano.
Outros sinais que indicam que o sono não vai bem são a falta de apetite pela manhã e sonolência ao longo do dia, segundo o doutor em Neurociência Fernando Louzada, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele comenta que a necessidade de sono varia em cada pessoa, mas a tendência é de o adolescente dormir mais tarde e ter necessidade de dormir por mais tempo.
Entretanto, é pequena a chance de as escolas brasileiras mudarem os horários das aulas para que os jovens possam estudar à tarde e dormir mais tempo pela manhã. A solução é se esforçar para que os estudantes estejam na cama o mais cedo possível. No caso de Ana Carolina e da maioria dos jovens, boa parte do problema seria resolvido se o hábito de ficar no celular ou no computador até altas horas fosse deixado de lado.
“Procuramos atendimento médico para resolver o problema do sono e tivemos mudanças em casa. Celular e computador são desligados 1h30 antes de ela se deitar e nada de refrigerante depois das 18 horas”, conta Eliane. Ana Carolina também teve de se empenhar em ir para a cama 15 minutos mais cedo a cada dia. Hoje, ela tenta dormir às 23 horas e não mais às 2 horas da madrugada, como fazia no ano passado.
Crianças
De acordo com a médica Adriane Zonato, coordenadora do Laboratório do Sono do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), a privação do sono pode trazer sintomas diferentes a crianças e adultos. “A criança que dorme pouco acaba agindo de maneira hiperativa e fica irritada e com falta de concentração. Além disso, não comem pela manhã, que é o horário em que o corpo deveria se alimentar mais”, explica.
Sinais demoram para aparecer
O sono de crianças e adolescentes pode ser uma armadilha, segundo o especialista em Psicologia Clínica na área comportamental Carlos Esteves. Ele explica que, no início, quando o estudante começa a reduzir suas horas de sono, ele não percebe o comprometimento no ciclo de vigília ou período ativo. “Com o passar dos dias, esse processo se torna crônico, ao ponto de afetar completamente o esforço dedicado aos estudos em alguns casos. Isto é: aquilo que foi aprendido na escola pode ser comprometido e podemos pensar em consequências nos estudos, na concentração e no desempenho escolar”, afirma. Outro fator mais ligado aos adolescentes, que geralmente enfrentam pressão pré-vestibular, é o excesso de estudo em momentos que deveriam ser de descanso. “A quantidade de horas em atividade não deveria ser um indicativo de desempenho, visto que, a partir de um ponto, todo organismo irá incorrer em uma saturação física e emocional”, completa o psicólogo.
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/conteudo.phtml?tl=1&id=1456811&tit=Dormir-bem-para-aprender-melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário