terça-feira, março 18, 2014

Greve Prefeitura monta esquema emergencial para coleta de lixo e pede colaboração da população
















A Prefeitura de Curitiba mobilizou 75 caminhões de outras áreas de atividade para fazer a coleta de lixo em regiões e situações onde o serviço for mais necessário, durante a greve dos trabalhadores da limpeza pública, iniciada nesta terça-feira (18). Além disso, será intensificada a coleta seletiva já realizada através das cooperativas de reciclagem. Ao mesmo tempo, a Prefeitura pede à população que não disponha os resíduos na rua até pelo menos 24 horas depois do próximo dia e horário previstos para coleta, aguardando as orientações do Departamento de Limpeza Pública.

Se for necessário, a partir de quarta-feira (19) serão instalados pontos especiais de coleta onde a população poderá fazer o descarte emergencial de resíduos orgânicos. A Secretaria do Meio Ambiente pede que nestes pontos seja descartado o mínimo necessário de resíduos, nesta fase emergencial.

O esquema emergencial de coleta será implementado progressivamente, conforme a evolução ou não das negociações entre os trabalhadores da limpeza pública e a Cavo, empresa responsável pelo serviço. A Prefeitura também pediu à Cavo que mantenha as condições contratuais de maneira satisfatória, e recebeu da empresa garantias formais de que adotará as medidas necessárias para o cumprimento do contrato, incluindo a implantação de programa emergencial alternativo.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece que a negociação de salários e vantagens com os trabalhadores da limpeza pública é de responsabilidade da empresa Cavo, contratada pelo Município para realizar o serviço de coleta e transporte. A Prefeitura acompanhou, como observadora, todas as negociações, até a noite de segunda-feira (17), quando foi acordada e ratificada pelos representantes do sindicato da categoria e da Cavo uma tabela de valores de reajuste e outros itens (salário base, vale transporte, PPR, vale-farmácia, reajuste do vale-refeição além de escala de feriado para 8 de setembro, 25 de dezembro e 01 de janeiro). Esse acordo acabou não sendo acatado pela assembleia da categoria, realizada na manhã desta terça-feira.

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-monta-esquema-emergencial-para-coleta-de-lixo-e-pede-colaboracao-da-populacao/32313

Nenhum comentário:

Postar um comentário