quarta-feira, março 26, 2014

Governo propõe quadro próprio e concurso para servidores da saúde
















Servidores públicos da Saúde foram recebidos na tarde desta quarta-feira (26/03) pela secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, e representantes da Secretaria da Saúde e da Procuradoria Geral do Estado. Foi o terceiro encontro em menos de quinze dias, para discutir, entre outras questões, o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde. Ficou definido que representantes do Governo do Estado se reunirão com representantes da categoria na próxima quarta-feira (2) para discutir a proposta de projeto de lei para a criação do quadro.

Essa é uma das principais reivindicações da categoria, que também pede a oportunidade de discuti-lo com a administração pública antes de ser encaminhado para a Assembleia Legislativa. “É um grande avanço para todos”, assegurou a secretária Dinorah Nogara. “Os servidores terão condições de crescimento específico, pois a área de saúde passa a ter um olhar especial.”

Ela reforçou que o governo sempre esteve disposto a dialogar com os servidores. “Em nenhum momento a porta ficou fechada”, afirmou. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, que passou o dia no Conselho de Secretário Estaduais de Saúde, em Brasília, também refutou a alegação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de que o Governo do Estado não negocia com a categoria.

“De nossa parte não há radicalismo, e muito menos má vontade em encaminhar as soluções para as demandas dos trabalhadores. Pelo contrário. Estamos dedicando total atenção aos pedidos e apresentando propostas concretas de avanços na carreira da categoria”, disse Caputo.

“Os mais de nove mil servidores da Saúde têm o direito de ter esse avanço na carreira, que é o Quadro Próprio. Estamos fazendo o que é possível. A proposta segue o que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a secretária da Administração e da Previdência. “Não quer dizer que o tema será encerrado com a aprovação da lei. Com o tempo, é possível fazer aprimoramentos”.

CONCURSO - Além da criação do Quadro Próprio, o Estado se comprometeu em abrir concurso para cerca de 1,5 mil vagas, após levantamento de necessidades da Secretaria da Saúde e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal em relação à substituição de aposentados e falecidos. O concurso deve ser autorizado pelo governador ainda no primeiro semestre deste ano.

Além disso, o governo vai autorizar o pagamento de diárias em deslocamento dos profissionais de saúde nas regiões metropolitanas do Estado e a manutenção do estágio probatório para mulheres em licença-maternidade.

AVANÇOS – Michele Caputo afirma que a Secretaria da Saúde mantém uma agenda permanente de reuniões com o sindicato da categoria. “Desde 2011 nós temos reuniões regulares que já proporcionaram avanços importantes pro servidor da saúde”, afirmou o secretário. Ele cita a transformação do auxílio vale-transporte; as atualizações das progressões e promoções; reajuste de gratificações; muitas questões relativas ao ambiente de trabalho; investimentos e melhorias de condições de trabalho para os servidores; concurso público que colocou quase dois mil novos profissionais.

Além disso, a gratificação de atividade em saúde, que estava com os valores congelados por cinco anos, foi reajustada em 36,33%. “São conquistas importantes. Nunca faltou conversa, nunca se teve negativa de atendimento”, disse Caputo. O secretário ressaltou que, apesar do movimento, os serviços de saúde à população estão mantidos. “Dos nove mil servidores, em média, 300 estão faltando”, disse ele.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

 http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79657&tit=Governo-propoe-quadro-proprio-e-concurso-para-servidores-da-saude&ordem=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário