segunda-feira, março 24, 2014

Aventura de bike pelo deserto vira tema de livro digital

Antônio More/ Gazeta do Povo / Aventura no Jalapão, uma das preferidas de Alexandre, mereceu ser contada
 O jornalista Alexandre Nascimento lança e-book sobre expedição ao Jalapão. Esse é o primeiro livro de uma série focada no cicloturismo


Explorar as belezas e intempéries de um deserto com 34 mil km no Norte do Brasil é naturalmente desafiador. Mas fazer isso de bicicleta é uma experiência tão marcante que merece ser registrada em livro. Foi isso que fez o jornalista, cicloativista e autor do blog Ir e Vir de Bike, da Gazeta do Povo, Alexandre Costa Nascimento.
O e-book Ciclo de Aventuras – Ir e Vir de Bike no Jalapão será lançado amanhã, às 19 horas, na Bicicletaria Cultural. Esse é o primeiro de uma série de expedições feitas por Nascimento. A proposta é, em 50 páginas, contar por meio de imagens como é fazer cicloturismo na região.
Ponto de vista
Bicicleta ajuda a sentir a cidade de forma humanizada
A relação do jornalista Alexandre Nascimento com a bike nasceu na infância, quando passava as tardes pedalando pelo município de Araraquara, no interior de SP. Mas o cicloativismo só apareceu anos depois, quando estava em Curitiba e passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Nas idas e vindas percebeu as dificuldades de pedalar pela cidade e passou a militar por um ambiente urbano mais seguro e adequado aos ciclistas. Criou o blog Ir e Vir de Bike há quatro anos. “A bicicleta faz com que a pessoa sinta a cidade de uma forma humanizada. Acredito que todos devem se permitir ter essa experiência.”
Jalapão
O Parque Estadual do Jalapão, conhecido como Deserto do Jalapão, fica no estado do Tocantins, na cidade de Ponte Alta do Tocantins. É um lugar de cicloturismo e turismo de aventura que mescla vegetação de cerrado com chapadas e dunas de mais de 30 metros de altura.
54 mil pessoas seguem o blog Ir e Vir de Bike no Facebook (www.facebook.com/IreVirdeBike).
“Dentro do Brasil, a expedição ao Jalapão foi a minha preferida, por isso escolhi começar por ela. Mas a que fiz na África em 2012, que foi uma travessia do continente em quatro meses, também vai virar livro este ano”, conta Alexandre. A intenção do cicloativista é publicar futuramente também outras dezenas de aventuras que viveu. Uma forte candidata é a próxima da lista, que será a rota francesa do Caminho de Santiago de Compostela.
Dificuldades
Durante os sete dias que passou lá – ao lado de outros 58 ciclistas de dez estados brasileiros que participavam da expedição –, vento forte, muita lama, buracos e quilômetros e mais quilômetros de estradas sem absolutamente nada, além de mato, foram alguns dos obstáculos enfrentados. “A maior dificuldade foi encarar 120 km de tudo isso em um dia só, o que dá 6 horas de pedalada direto”, conta. Mesmo assim, as belíssimas paisagens naturais, com animais e cachoeiras, compensaram a viagem.
Com uma bicicleta na mão e o cicloativismo na cabeça, Nascimento fez um livro que é a prova de que viajar de bike permite experimentar o ambiente de uma forma mais humana e menos predatória.
Para ter um preço mais acessível, a opção para o primeiro livro da série foi o formato digital. Ele custa R$ 30 e está à venda no site do Ir e Vir de Bike (www.irevirdebike.com.br).
Serviço
Ciclo de Aventuras – Ir e Vir de Bike no Jalapão: Lançamento na Bicicletaria Cultural, dia 25, às 19 h. Rua Presidente Faria, 226, Centro. Os ingressos custam R$ 5.

 http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1456493&tit=Aventura-de-bike-pelo-deserto-vira-tema-de-livro-digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário