terça-feira, março 25, 2014

Cultura Camerata inicia comemorações de 40 anos celebrando o aniversário de Curitiba














Nesta sexta-feira (28), as 20 horas, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Camerata Antiqua de Curitiba inicia as comemorações de seus 40 anos de existência com a execução da “Missa Lord Nelson” (ou Missa in Angustiis), do compositor austríaco Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos. O concerto de abertura da temporada 2014 de espetáculos do grupo curitibano, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, terá nova apresentação as 18h30 de sábado (29), na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em homenagem a Curitiba, no dia em que a cidade completa 321 anos.

O espetáculo na Capela Santa Maria contará com as presenças dos fundadores da Camerata Antiqua, Roberto de Regina – também maestro emérito do grupo – e da cravista Ingrid Aide Müller Seraphim, que serão homenageados na ocasião, juntamente com o violinista Walter Hoerner, que integra a Camerata Antiqua desde a sua primeira formação. Nesse dia, a performance da Camerata será antecedida pela palestra do maestro paulista Osvaldo Colarusso, às 19h45. O músico tem atuado frente às principais orquestras do país, acumulando a regência de mais de 500 concertos. A iniciativa de acrescentar comentários de um profissional da música tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção.

O regente convidado para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, Luís Otávio Santos, enfatiza a dificílima interpretação da “Missa Lord Nelson”, uma das obras mais importantes do repertório da Camerata. Considerada de grande virtuosismo, a peça datada de 1798 marca a maturidade musical de Haydn e é extremamente dramática em seu contexto melódico e rítmico, valorizando todas as emoções.
 
Cantores convidados
Para a apresentação da “Missa Lord Nelson”, um dos últimos e monumentais trabalhos sacros de Haydn, a Camerata Antiqua de Curitiba contará com a participação de cantores que desenvolvem carreiras internacionais. A soprano argentina Graciela Oddone exibe em seu currículo inúmeras óperas e concertos de todos os períodos musicais, com atuações em diversos países europeus. Outra convidada é a paulista Adriana Clis (meio-soprano), que estudou em Moscou (Rússia) e Milão (Itália), também acumulando apresentações na França e na Alemanha.

No naipe de vozes masculinas estão o tenor catarinense Marcos Liesenberg e o barítono austríaco Norbert Steidl, atualmente residindo no Brasil. Com trabalhos desenvolvidos na Áustria, Alemanha e Itália, Marcos Liesenberg é um dos destaque no cenário lírico nacional, cantando nos principais teatros e com as mais notáveis orquestras brasileiras. Nascido em Lienz (Áustria), Norbert Steidl é mestre em canto pela Universidade Mozarteum de Salzburg, tendo se apresentado em numerosos concertos na Europa e Ásia, dominando um vasto repertório camerístico.

Camerata

 A Fundação Cultural de Curitiba festeja, neste mês de março, as quatro décadas de sucesso da Camerata Antiqua de Curitiba, um de seus grupos artísticos permanentes e símbolo musical da cidade, nascido em 1974. De apresentações pelo Brasil e pelo mundo, a Camerata Antiqua acumula mais de mil espetáculos, além de ter sido o embrião da Oficina de Música de Curitiba, evento que desde 1983 transforma a cidade, no mês de janeiro, em palco para músicos brasileiros e de vários outros países.

Ao longo dos anos, a Camerata Antiqua conquistou a posição de verdadeira instituição da música, no Brasil, contribuindo para o nascimento de nomes importantes da música nacional e até internacional. O grupo gravou oito elepês e seis CDs, com um repertório que abrange composições dos grandes nomes da música erudita universal.

O Coro da Camerata Antiqua desenvolve, desde 1982, uma carreira paralela, da mesma forma que a parte instrumental da Camerata passou a ser chamada, a partir de 1989, de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Dessa forma, a Camerata Antiqua mostra que versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.

A Camerata Antiqua de Curitiba levará ao público, ao longo de 2014, alguns dos mais marcantes concertos de sua vitoriosa trajetória de quatro décadas. Até o final do ano, serão 31 concertos da Camerata e de seus grupos independentes, Coro e Orquestra, contando como convidados com regentes e solistas brasileiros e estrangeiros, além de 17 apresentações didáticas do programa “Música pela Vida”, atendendo a diferentes instituições sociais.

Aniversário de 321 anos de Curitiba

Início das comemorações dos 40 Anos da Camerata Antiqua de Curitiba
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, na abertura da temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa está a “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do austríaco Joseph Haydn (1732 – 1809).

Datas, horários, locais e ingressos:

- dia 28 de março de 2014 (sexta-feira) – palestra do maestro Osvaldo Colarusso às 19h15 e concerto às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada);

- dia 29 de março de 2014 (sábado), às 18h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Praça Tiradentes), em homenagem ao aniversário de Curitiba. Entrada franca.

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/camerata-inicia-comemoracoes-de-40-anos-celebrando-o-aniversario-de-curitiba/32377

Nenhum comentário:

Postar um comentário