domingo, março 16, 2014

Richa reafirma compromisso de investir no turismo paranaense

O governador Beto Richa reafirmou neste sábado (15) o compromisso de o governo estadual estruturar e fortalecer o turismo em todas as regiões do Paraná. O pronunciamento foi durante visita ao 20º Salão Paranaense de Turismo, organizado em Curitiba pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav). Richa disse que a intenção para os próximos anos é reforçar o investimento na Paraná Turismo.

“O Estado tem feito investimentos importantes para divulgar e melhorar as estruturas dos principais pontos turísticos paranaenses. Além dos lugares famosos, queremos que os turistas conheçam as belezas das outras regiões do Paraná”, disse o governador. Ele avaliou o turismo no Estado. “Temos um setor organizado, que impacta diretamente na nossa economia”.

O governador destacou que o turismo é considerado uma indústria limpa, que gera empregos e riquezas sem poluir. Um dos investimentos destacados foi o fomento para do turismo do Litoral. “Tivemos nesta temporada recorde de turistas no Litoral. Resultado da infraestrutura implantada e do clima bom”, avaliou. O governo irá investir R$ 250 milhões no saneamento de Matinhos a Pontal do Paraná.

Feira - O evento, que começou no dia 13 e terminou neste sábado, é considerado umas das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, com feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos paralelos.

O salão recebe profissionais do setor de diversos estados brasileiros além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Passaram pelo evento cerca de 5 mil pessoas para conferir as novidades do turismo de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor. “Uma excelente oportunidade para o Paraná mostrar suas características no turismo”, disse Richa.

De acordo com o presidente da ABAV Paraná, Roberto Bacovis, em 2012, cerca de 14 milhões de pessoas visitaram os destinos paranaenses. “Encontramos suporte no governo estadual no fortalecimento da política pública do turismo. Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os dez destinos mais procurados por turistas no Brasil. O turismo está em alta porque 2014 teremos Copa do Mundo no Paraná. Será um ano de muitas expectativas para o setor”, disse.

Paraná - Em paralelo com o salão aconteceu a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Coordenado pela Paraná Turismo, a mostra apresenta os atrativos de regiões turísticas do Estado com roteiros de turismo religioso, gastronômico, de aventura, históricos, entre muitos outros que o estado oferece.

Neste ano, a Mostra apresenta 14 regiões: Campos Gerais, Cantuquiriguaçu, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Estradas e Caminhos, Litoral do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Roteiros da Comcam, Terra dos Pinheirais, Vale do Ivaí, Vales do Iguaçu e Norte do Paraná.

Devido ao aumento do fluxo, o gasto médio individual e o período de permanência do turista no Estado, a receita gerada pela atividade turística chegou a R$ 3,9 bilhões. “Nossa participação no salão está sendo um sucesso. Foi uma oportunidade de mostrar os atrativos turísticos que o Paraná tem. Queremos aumentar ainda mais o número de turistas nas nossas regiões”, afirmou a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.


Nenhum comentário:

Postar um comentário