quarta-feira, março 26, 2014

Em greve Servidores estaduais da saúde fazem protesto no Centro de Curitiba
















Manifestantes da saúde e dos técnicos que trabalham no Hospital de Clínicas (HC) saíram da Praça Santos Andrade em passeata. Trânsito era tumultuado no Centro Cívico durante a manhã

 Os servidores da saúde estadual do Paraná, em uma greve que entra no seu oitavo dia, fazem um ato com passeata nesta quarta-feira (26), no Centro de Curitiba. Também participam do movimento os servidores técnicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atuam no Hospital de Clínicas (HC). Nas contas dos organizadores do protesto, 600 pessoas, na soma dos dois grupos, participam da ação. O movimento deixava o trânsito lento na Avenida Cândido de Abreu, sentido Centro-Centro Cívico por volta das 11 horas.
 
Marcio Vicente Oliveira, um dos representantes do Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (SindSaúde) contou que a manifestação começou na Praça Santos Andrade, por volta das 9 horas. “Nós saímos em passeata às 10 horas e esperamos que o governo do estado nos receba para uma reunião. De qualquer forma, temos assembleia às 15h30 e é meio óbvio que se o governo não nos receber, a greve vai continuar.”

A reportagem não conseguiu contato com o Sindicato dos Servidores em Educação do 3º Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR) até as 11 horas para saber sobre a participação da categoria no protesto.

O outro lado

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou, via assessoria de imprensa, que cerca de 320 funcionários de um total aproximado de 9 mil aderiram ao movimento nesta quarta-feira e que a maioria dos participantes das passeatas é de servidores que estão de folga. A entidade informou que todas as propostas à categoria já foram apresentadas e que, até o mesmo horário, não havia reunião marcada com os grevistas.

Negociação dos servidores da saúde

Nesta terça-feira, após uma reunião, os servidores reclamaram da proposta do governo do estado de apresentar projeto de lei que prevê o Quadro Próprio da categoria. A lei, que pretende estabelecer parâmetros para a carreira dos servidores da saúde em separado do quadro geral do funcionalismo público estadual, ainda não foi apresentada aos sindicalistas. O projeto está em análise na Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seap) e a promessa do governo é de mandar para apreciação da Assembleia Legislativa do Paraná até o fim deste mês.

Para conter a insatisfação dos grevistas, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou, logo após a reunião de terça-feira, a abertura de um edital para contratar entre 1,5 mil e 2 mil servidores para a Secretaria Estadual da Saúde, ainda no primeiro semestre deste ano. O governo também prometeu regularizar o pagamento de diárias aos servidores da região metropolitana que precisam se deslocar até os hospitais de Curitiba e a não suspensão do estágio probatório para mulheres em licença-maternidade. Mesmo com o anúncio do governo, a categoria decidiu manter a greve por considerar que seriam apenas “promessas”.

 http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1457186&tit=Servidores-estaduais-da-saude-fazem-protesto-no-Centro-de-Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário