sábado, março 29, 2014

Estudantes comemoram aniversário de Curitiba de forma criativa e saudável

principal
A festa de aniversário de 321 anos de Curitiba foi comemorada na Escola Municipal Belmiro César, no bairro Vila Fanny, na tarde desta sexta-feira (28), de uma forma muito diferente. Os estudantes prepararam um bolo de aniversário verde e saudável, com adição de agrião na massa e usando a energia gerada a partir de uma bicicleta. O bolo foi degustado pelos 390 estudantes durante atividade que serviu para homenagear a cidade e ensinar hábitos saudáveis de vida às crianças.

A massa do bolo foi preparada por uma turma de estudantes, diante de todos os colegas da escola, seguindo a risca a receita desenvolvida para homenagear Curitiba. Os ingredientes selecionados para deixar o doce nutritivo mais muito saboroso foram misturados em um liquidificador, acionado a partir da energia produzida por uma bicicleta. O verde da massa simbolizou a araucária, arvore símbolo da cidade.

A bicimáquina, criada e cedida à experiência da escola pelo Instituto Energia Humana (IEH), foi batizada pelos estudantes “chefs de conzinha” de "Biciliquadora". Adaptada a um liquidificador a bicicleta acionou o funcionamento do eletrodoméstico a partir das pedaladas de uma das estudantes.
“Foi uma forma muito criativa encontrada para comemorar o aniversário da cidade, mas além disso os resultados muito positivos que podem ser alcançados na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento das comunidades a partir da educação”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

A produção do bolo foi iniciativa da gerencia de alimentação saudável da Secretaria Municipal da Educação que trabalha ações para reduzir problemas de riscos nutricionais entre os estudantes. Escolher a escola para a ação foi uma forma de comemorar a redução no índice de obesidade entre os estudantes, que estão se alimentando melhor e participando mais de ações esportivas.

“Integramos nesta atividade conceitos de sustentabilidade, do uso consciente dos recursos naturais e principalmente a importância de uma boa alimentação como caminho de um desenvolvimento sadio”, disse nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Liziane Mery Rodrigues Liziane.

A estudante do 5º ano Lara Araújo dos Santos foi a  escolhida para pedalar, gerar energia e acionar o liquidificador. A experiência, contou a menina, serviu para que ela compreendesse como é importante estar bem alimentada para ter produzir melhor. “Pareceu tudo uma brincadeira, mas a gente aprendeu muitas coisas legais. Sem boa alimentação não temos energia para nossas atividades”, disse Lara.

Saborear o bolo de massa verde foi parte preferida de Luis Gustavo da Silva, de 5 anos. “Fica uma delícia e assim ficou bem gostoso comer salada”, disse o garoto, que achou engraçado ver agrião ser usado na composição do doce.

Professores de Educação Física também fizeram parte da atividade na escola, enfatizando com as crianças a importância dos esportes e das atividades físicas na prevenção de doenças. Usando bexigas coloridas, os professores explicaram a ação dos açucares e das gorduras no organismo, mostrando como exercícios previnem doenças, em especial as relacionas ao sobrepeso.

A vice-diretora da escola, Daniella Blanc Pierri Marques, explicou durante toda a semana os estudantes participaram de atividades sobre alimentação saudável. O objetivo foi  aproveitar a comemoração do aniversário da cidade para abordar com as crianças a importância dos alimentos corretos e necessários a uma vida saudável, que permita viver bem para aproveitar os espaços de Curitiba.

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-comemoram-aniversario-de-curitiba-de-forma-criativa-e-saudavel/32434

Nenhum comentário:

Postar um comentário