quarta-feira, março 12, 2014

Embaixador da Coreia do Sul formaliza interesse do País em investir no Paraná

















O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (12), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Bom-Woo Koo, e uma comitiva de empresários daquele país. Foi a primeira visita do embaixador ao Paraná. Bom-Woo Koo disse que há um grande interesse das empresas coreanas investirem no Estado, principalmente do setor automotivo, com fábricas de autopeças. “O Paraná é um estado com qualidades que, talvez, o resto do país não tenha como infraestrutura, educação e qualidade de mão de obra e valorização da indústria”, afirmou o embaixador. 

A reunião da comitiva, formada por empresários e autoridades da Coreia do Sul, contou também com a presença da embaixatriz Lin Youn Ock; do secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi; do presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Carlos Alberto Gloger, e do secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio. 

O governador ressaltou o interesse comum entre Paraná e Coreia do Sul, tanto na área industrial como cultural, e a disposição em fortalecer a parceria. Ele destacou as oportunidades de investimentos no Estado. “O Paraná é o Estado que mais teve crescimento industrial, segundo pesquisas de instituições estaduais e federais”, afirmou. 

Richa destacou o desempenho da economia paranaense, lembrando que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 foi mais que o dobro do PIB dda média brasileira. Ele falou sobre o programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo e sobre as condições favoráveis para atração de empresas nacionais e internacionais. 

A reunião entre o governador e a comitiva da Coreia do Sul, organizada pela Agência Paraná Desenvolvimento (APD), deverá garantir uma série de acordos de cooperação. O presidente da agência, Carlos Alberto Del Claro Gloger, explicou que a missão coreana propõe pontos importantes que ampliam a internacionalização do Paraná e viabiliza investimentos no Estado. “É uma relação importante para abrir portas e manter contatos, gerando investimentos, empregos e grandes oportunidades para o Paraná,” destacou. 

AUTOPEÇAS – O embaixador Bom-Woo Koo afirmou que o seu país é muito forte no setor automobilístico, principalmente em autopeças, e muitas empresas têm interesse em se instalar no Paraná. Atualmente, os investimentos de empresas coreanas se baseiam em São Paulo e Rio de Janeiro. 

O presidente da Associação dos Coreanos de Curitiba, Hyong Jae Han, lembrou que já existe uma empresa em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, fornecedora de amortecedores para a Renault. “A comitiva coreana teve uma boa impressão do Paraná e está querendo sair do eixo Rio-São Paulo. O Paraná sai na frente com o programa de incentivos Paraná Competitivo e as empresas coreanas estão bastante interessadas em investir aqui”, afirmou. 

O governador Beto Richa citou as empresas que já se instalaram no Paraná através do Paraná Competitivo, que gerou mais de R$26 bilhões de investimentos. A maior parte delas é do setor automobilístico, como a Renault, a Volvo, a Paccar, a Sumitomo, entre outras que estão em fase de negociação. De acordo com o secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, a visita da comitiva coreana foi altamente positiva. “Estamos estreitando laços com a Coreia, que possui um mercado competitivo, tecnologia de ponta, e está muito interessada em investir no nosso estado”, disse. 

ECONOMIA – A Coréia do Sul está entre os cinco maiores países em produção industrial. Mesmo com redução da previsão de crescimento este ano, a economia da coreana deve continuar a expandir. As previsões foram feitas na última semana pelo Ministério de Estratégia e Finanças em relatório de perspectiva econômica semestral. O país vem se destacando como uma nação rica, graças à priorização da indústria, do avanço tecnológico, de ganhos de produtividade e em mão de obra amplamente qualificada. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79397&tit=Embaixador-da-Coreia-do-Sul-formaliza-interesse-do-Pais-em-investir-no-Parana

Nenhum comentário:

Postar um comentário