quarta-feira, março 19, 2014

Decisão é cumprida e 40% dos caminhões de lixo circulam em Curitiba












Trabalhadores em assembleia na manhã de hoje (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

A decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), para que 40% dos caminhões de lixo circulem durante a greve dos funcionários da Cavo, empresa responsável pela limpeza em Curitiba, está sendo cumprida pelos trabalhadores após assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (19). Com isso, parte da coleta vem sendo feita hoje em bairros da capital.

A decisão pela volta dos caminhões foi tomada pela desembargadora Ana Carolina Zaina, que justificou a medida pela atividade ser considerada essencial, portanto, de prestação de serviço indispensável ao atendimento.

 Reunião

Durante a tarde de hoje, uma reunião entre o Sindicato dos Empregados em Empresas de Conservação de Curitiba (Siemaco), que representa a categoria, e a Cavo, deve acontecer no TRT-PR, para definir uma nova proposta a ser levada aos trabalhadores.

Medidas da prefeitura

A Prefeitura de Curitiba mobilizou 75 caminhões de outras áreas de atividade para fazer a coleta de lixo em regiões e situações onde o serviço for mais necessário, durante a greve dos trabalhadores da limpeza pública. Para esta quarta-feira, foi programada a colocação de um caminhão de lixo em cada terminal de ônibus para que moradores levassem até esses locais o lixo que não pode aguardar a coleta em casa. Porém, por volta das 9h30, a assessoria da prefeitura informou que alguns coletores estariam impedindo a saída desses caminhões em direção aos terminais.

O esquema emergencial de coleta será implementado progressivamente, conforme a evolução ou não das negociações entre os trabalhadores da limpeza pública e a Cavo, empresa responsável pelo serviço. A Prefeitura também pediu à Cavo que mantenha as condições contratuais de maneira satisfatória, e recebeu da empresa garantias formais de que adotará as medidas necessárias para o cumprimento do contrato, incluindo a implantação de programa emergencial alternativo.

Notícias Relacionadas:

TRT determina que 40% dos caminhões de lixo circulem durante a greve de garis e coletores
Sem nova proposta, Curitiba terá quarta-feira também sem coleta de lixo
Prefeitura pede para curitibanos não colocarem lixo para fora durante greve
Curitiba fica sem coleta de lixo; confira salário recusado pelos garis

 http://www.bandab.com.br/jornalismo/decisao-cumprida-40-caminhoes-lixo-circulam-curitiba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário