terça-feira, março 18, 2014

Projeto de revitalização propõe novidades para reaproximar a comunidade do Passeio Público
















O Passeio Público de Curitiba vai ganhar uma grande área destinada às crianças, praça de alimentação, mais ciclovias, novos jardins e uma Praça da Música, além de uma revitalização dos viveiros e do espaço da feira de orgânicos e de uma torre de observação para melhorar a segurança no local. As intervenções fazem parte do projeto de requalificação do Passeio Público, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (17).
Apresentado por seu principal mentor, o arquiteto Reginaldo Reinert, e muito bem recebido pelos participantes da audiência, o projeto tem o objetivo de reaproximar a comunidade do Passeio Público, por meio de intervenções que tragam mais segurança ao local, resgatem a importância histórica do primeiro parque de Curitiba e possibilitem uma gama maior de atividades e atrações. “Esse é um projeto aberto, um conceito criado para uma das mais antigas regiões ocupadas da cidade. É um referencial e precisa ser valorizado como tal”, disse Reginaldo Reinert.
Entre as intervenções propostas estão a consolidação de duas ciclovias – a externa, já existente, e outra interna, ao lado da pista de caminhada. A ciclovia interna e a pista de caminhada deverão ter, cada uma, cerca de 3,5 metros de largura. Para aumentar as áreas destinadas a pedestres e ciclistas, a circulação de veículos dentro do Passeio Público será limitada apenas a um local específico para carga e descarga e área de estacionamento de ônibus escolares.
Os postos da Polícia Militar e da Guarda Municipal serão deslocados para a área externa. Dessa forma, além de eliminar o tráfego de viaturas, haverá a possibilidade de ações policiais preventivas no entorno do Passeio. A segurança pública também será ampliada com a instalação de uma torre de observação, na parte central do parque, o que permitirá um monitoramento mais efetivo.
Uma grande área será destinada às crianças, onde será instalado um novo playground e um jogo interativo por meio do qual os pequenos irão conhecer a geografia e a história de Curitiba que poderão ser “contadas” pelas aves do Passeio. Os viveiros de pássaros e de quelônios também deverão ser revitalizados. Já o espaço destinado à feira de produtos orgânicos será ampliado e equipado com pontos de água e luz, além de proteção contra a chuva para os clientes que estiverem posicionados diante das barracas. De acordo com a proposta do Ippuc, a Feira de Orgânicos poderá ter sua periodicidade ampliada, ocupando outros dias da semana, além do sábado, de acordo com a avaliação dos feirantes.
Na área central do Passeio Público serão implantados os Jardins das Cores – formados por alamedas repletas de canteiros multicoloridos, preenchidos com flores da estação. Envolvida pelos jardins floridos será instalada a Praça da Música, com espaço para a apresentação de concertos e outros espetáculos. Complementando a proposta artística, o palco flutuante deverá ser reformado.
Praça de alimentação
Outra grande mudança está prevista para a área do atual restaurante. O projeto do Ippuc propõe uma praça de alimentação que possa atender a vários públicos e conte também com pratos da culinária regional.
Também será criada a Alameda dos Enxadristas para valorizar duas atividades tradicionais do Passeio: os jogos de damas e de xadrez. Nesse espaço, o projeto do Ippuc prevê a exposição permanente das peças de um grande jogo de xadrez criado pelo artista plástico Juarez Machado para Curitiba. As peças, que estão sob a guarda da Fundação Cultural de Curitiba, necessitam de restauro. Nessa grande alameda, a Prefeitura Municipal poderá reeditar a atividade de pintura e desenho para crianças, aos sábados, a exemplo do projeto original do Calçadão da Rua XV de Novembro.
A partir do antigo portal de entrada do Passeio, o piso será todo refeito com uma brincadeira temática. A ampliação do paisagismo também propõe a implantação de um novo espelho d´água. O espaço destinado ao aluguel de bicicletas será mantido e poderá disponibilizar outros serviços para os ciclistas. Por fim, o projeto do Ippuc sugere a criação de uma área permanente de exposições, onde poderão ser exibidas fotografias e obras de artistas plásticos.
 
Elogios e sugestões
O projeto foi muito elogiado durante a audiência pública, não apenas pela criatividade e abrangência das propostas, como também pela iniciativa do Ippuc de apresentar um plano aberto a opiniões, críticas e interferências da comunidade. Helena Menezes, especialista em culinária paranaense e uma das atuais sócias do restaurante do Passeio Público, encantou-se com a iniciativa. “O projeto é maravilhoso e vai nos permitir trabalhar com os pratos da culinária paranaense que têm o pinhão como principal ingrediente. E esse é o melhor lugar da cidade para isso acontecer”, destacou.
 
“Eu quero aplaudir. O projeto está muito bem construído. Gostaria apenas de sugerir que na parte histórica, dedicada às crianças, alguns personagens tradicionais de Curitiba sejam resgatados como, por exemplo, o Zequinha, das Balas Zequinha, que encantou gerações”, sugeriu Enéas Lour, um dos líderes do movimento pela revitalização do Passeio Público.
 
“A demanda pela requalificação do Passeio Pública é legítima e não encontra resistência em nossa comunidade. Queremos criar parcerias para consolidar uma agenda de eventos culturais. Também gostaríamos de ver ali uma área permanente de exposições de fotografia, um museu a céu aberto. Assim o Passeio terá não apenas um papel no imaginário da cidade, mas também um papel real”, enfatizou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordioli.
 
O jornalista e escritor Dante Mendonça, outro líder do movimento pela ocupação do Passeio Público, também aprovou o projeto do Ippuc e apresentou algumas sugestões. “As pessoas pedem que sejam instaladas placas de identificação das espécies de árvores. A segurança pode ser ampliada com a instalação de câmeras de monitoramento e nova iluminação, e também pode se pensar na ampliação do horário de funcionamento, para aumentar a frequência”, sugeriu.
 
Quem também apresentou reivindicações foi a representante do Condomínio Santorini, Edite Boeing. O prédio, localizado diante do Passeio Público, possui 32 apartamentos. “Concordo com tudo o que foi proposto e gostaria de sugerir ainda a revitalização das calçadas na área de entorno do parque e a instalação de uma cafeteria no local, pois isso atrairia um ótimo público para o parque”, disse Edite Boeing.
O representante da Associação dos Moradores, Amigos e Comerciantes do Passeio Público, Praça Santos Andrade e Região, Lourival Lasserre, sugeriu a instalação de um  chafariz na área de frente para a Rua Conselheiro Laurindo. “Além de dar charme ao local, o chafariz seria visto de longe e atrairia muitas pessoas para o Passeio”, opinou Lasserre.
 
A coordenadora dos 20 feirantes do Passeio, Cláudia Capeletti, ficou contente ao descobrir que a infraestrutura de luz e água para as barracas está sendo contemplada no projeto. Ela também pediu apoio para o estacionamento dos feirantes no local e a instalação de torneiras para que os clientes da feira possam lavar as mãos após manusear os produtos.
 
“Preciso destacar que é primeira vez que vejo a administração municipal agir com tanta humildade, desprendimento e espírito colaborativo. Nada está sendo imposto. Tudo pode ser discutido. Essa é uma marca da administração do prefeito Gustavo Fruet que merece todo o nosso respeito e admiração”, elogiou o vereador Jonny Sticca, que preside a Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal.
 
“Antes nós tínhamos um projeto, agora temos um diagnóstico completo e a aceitação da comunidade, que apresentou valiosas contribuições. O próximo passo será avaliarmos o que poderá ser executado em breve e o que teremos de incluir da lei orçamentária do ano que vem. É muito gratificante ver um projeto, que é um anseio da comunidade, transformar-se numa proposta colaborativa”, comemorou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.
 
Também estiveram presentes ao evento representantes das secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas, Abastecimento e da Urbanização Curitiba S. A. (URBS), além do iluminador Beto Bruel, que integra o movimento pela ocupação do Passeio Público, e do vereador Bruno Pessuti

principal

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-de-revitalizacao-propoe-novidades-para-reaproximar-a-comunidade-do-passeio-publico/32303

Nenhum comentário:

Postar um comentário