segunda-feira, agosto 29, 2011

Mais de 1.500 pessoas participam do evento anual do programa Comunidade Escola

Cerca de 1.500 pessoas participaram do segundo dia do 6º Seminário e 2ª Feira do Empreendedorismo do Comunidade Escola, que aconteceu dias 26 (sexta-feira) e 27 (sábado), no Expo Unimed Curitiba.

O sábado foi bastante movimentado, com apresentações, palestras e rodas de bate-papo sobre as experiências do programa bem-sucedido da Prefeitura e Secretaria Muncipal de Educação, que traz impacto social positivo nas comunidades onde funciona. Nas bancas da Feira, o movimento também foi grande.

Na abertura do evento, o prefeito Luciano Ducci anunciou que, até 2012, o programa estará implantado em 100 escolas municipais. Atualmente, o Comunidade Escola, que acaba de completar seis anos, funciona em 89 escolas. Elas ficam abertas nos fins de semana e mantém atividades em contraturnos, oferecendo gratuitamente cursos, esporte e lazer para crianças e adolescentes dos bairros.

Desde que foi criado, em 2005, o programa soma cerca de 9 milhões de atendimentos e 150 mil atividades. Experiências positivas foram apresentadas no seminário, como as oficinas de geração de rendas e os resultados de atividades esportivas e culturais que afastam crianças e jovens da violência e do uso de drogas.

Resultados visíveis

No sábado, várias apresentações empolgaram o público e emocionaram a secretária municipal de Educação, Liliane Sabbag. Criadora do Comunidade Escola, ela vem acompanhando o passo a passo do crescimento do programa e não esconde a satisfação com o progresso e o resultado visível no desenvolvimento das crianças e moradores das comunidades atendidas.

“Nossa realização é perceber que o programa está fazendo da escola um referencial positivo para a comunidade. Os moradores sabem que nas escolas municipais há segurança, lazer, esporte e cultura, além de educação”, avaliou Liliane. “E tudo isso com o trabalho de equipe, de todos que estão aqui hoje, que merecem reconhecimento. São mais que professores, diretores e educadores: são pessoas que se transformaram em gestores do conhecimento”, disse a secretária de Educação.

Um dos exemplos é o grupo de meninas da turma de ginástica rítimica da Escola Municipal Helena Kolody, no bairro Campo de Santana. Com idades entre 8 e 11 anos, elas ganham treinamento de 20 horas semanais do esporte, entre horários de contraturno e aos sábados.

Entre as alunas, aponta o professor Robson Marques, muitas têm talento inquestionável para a ginástica – tanto que a turma já recebeu diversos prêmios em torneios. “Temos aquelas meninas que brilham, que nasceram para o esporte. São talentos que estamos lapidando. E também aquelas que participam com muita força de vontade, porque têm paixão pela atividade, a gente percebe que gostam de frequentar a escola”, testemunha.
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/29-08-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário